6 CAUSAS DE CONFLITOS FAMILIARES

Jose Carlos Martins F. de Mello
Consultor em Negociação

Todas as famílias são diferentes umas das outras, mas existem padrões de comportamentos típicos que se repetem. Veja a seguir algumas razões pelas quais os conflitos familiares acontecem.

DISPUTAS PELO PODER

O Sebrae aponta que, de cada 100 empresas familiares, somente 30 sobrevivem à segunda geração e apenas 13 chegam à terceira. Embora os impostos, a economia e o custo Brasil sejam fatores que contribuem para essa realidade, o maior causador desse problema são os conflitos familiares. Dinheiro e relacionamento são ingredientes férteis para problemas familiares, mas ainda existe outro fator: as disputas pelo poder. Elas podem ficar latentes durante anos (ou décadas...) e surgir na pior hora. Falamos sobre empresas, mas dinheiro e relacionamento existem em todas as famílias. Disputas pelo poder não são exclusivos de famílias que possuem um negócio, mas podem ocorrer em todas as família em um processo de sucessão familiar. Veja a seguir 6 causas de conflitos familiares.

NÃO ACEITAÇÃO DAS LIDERANÇAS

De repente irmãos se transformam em sócios e não é uma sociedade escolhida: é uma sociedade imposta. Na falta de um líder natural todos podem se achar donos e acabar investindo mais dinheiro para brigar pelo poder. Veja um caso comum: o patriarca centralizador está com 80 anos, tem filhos na faixa de 50 anos e netos entrando na faixa de 30. Quem assumirá o comando? Como os outros reagirão?
A família precisa entender que a nova relação é profissional e não deve ser misturada com a relação familiar, que é a eles conhecem. Nessa hora é preciso profissionalizar a relação familiar.

RIVALIDADES ANTIGAS

As rivalidades entre irmãos às vezes remontam a acontecimentos da infância e podem ser difíceis de resolver. Elas podem ficar escondidas durante décadas e surgir quando os familiares se tornam sócios de uma herança. O problema surge porque eles continuam a se ver como pais, filhos, irmãos e irmãs ao invés de sócios e quando a intimidade cresce, o respeito diminui. Além disso, muitas vezes, os negócios são discutidos em condições inadequadas como um almoço no domingo, em encontros informais ou ainda na presença de pessoas que não deveriam participar das conversas. Além disso, o conflito nem sempre surge de uma grande discussão: pode surgir por uma série de pequenos fatores que se acumulam com o tempo. Lembre-se do ditado: "as pessoas tropeçam nas pedras pequenas por que é fácil se desviar das grandes."

ACHAR QUE OS CONFLITOS NÃO IRÃO ACONTECER NA SUA FAMÍLIA

Os pais, muitas vezes, acreditam que os seus filhos se acham imunes a conflitos. Eles entendem que os filhos se darão bem como sócios porque sempre se deram bem como irmãos. Isso é verdade em muitas famílias, mas como ter certeza? E lembre-se que você poderá não estar mais aqui para ajudar a resolver.
Os pais também podem se achar no direito de impor acordos conforme os seus desejos, mas uma solução negociada não seria melhor? Além disso, acordos podem ser contestados a qualquer momento. O estabelecimento das regras do novo jogo (com a participação e envolvimento de todos) é um dos pilares da sucessão familiar de sucesso.

ACORDOS INFORMAIS ANTIGOS

Um pai pede um empréstimo a um dos filhos para financiar o crescimento do seu negócio. Ele empresta. Sem um documento escrito e sem mais a palavra do pai, como explicar para os demais que o pai lhe deve aquela quantia? Como os outros terão certeza? Como continuar confiando?
Outro exemplo: um dos filhos sempre morou em um imóvel comprado e ainda registrado em nome dos pais. O pai falta e o filho alega que o pai lhe doou aquele imóvel há alguns anos. Quem acreditará?
A Sucessão Familiar soluciona essas questões antes que elas se tornem um problema grave.

MISTURAR NEGÓCIOS COM A FAMÍLIA

Alguns carros são da empresa mas são usados por alguns filhos ou mesmo netos. A casa na praia é da empresa, mas um dos filhos mora lá há alguns anos. Outros nunca vão lá. Nunca houve nenhuma doação, mas os filhos abrirão mão do que já consideram de sua propriedade? Negócios e família não devem ser misturados, mas é uma grande causa de conflitos familiares. O Processo Herança sem Conflito soluciona questões como estas utilizando técnicas consagradas de Solução de Problemas Complexos.

POR QUE NÃO CONTRATAR UM ADVOGADO DIRETAMENTE?

Existem advogados que conhecem técnicas de negociação e de solução de problemas complexos, mas não são muitos. Advogados (no Brasil) são muito mais treinados para disputas do que para negociações. A equipe Herança sem Conflito é composta de negociadores experientes e de advogados especializados em sucessão famillar e direito tributário.

 Saiba mais sobre o processo HERANÇA SEM CONFLITO

bot heranca sem conflito consulte

 #herançasemconflito