Strategic Sourcing é uma metodologia aplicada à aquisição de produtos/serviços e ao gerenciamento das relações com fornecedores. Veja 10 motivos para implantá-lo em sua empresa.
Enzo Pasquali
Consultor em Strategic Sourcing da Valor Agregado Consultores
Strategic Sourcing é uma metodologia estruturada e abrangente aplicada à aquisição de produtos ou serviços e ao gerenciamento das relações com os fornecedores. Visa criar valor, suportar a estratégia da empresa e alcançar seus objetivos estratégicos. A partir da profunda e sistemática análise dos gastos da empresa (Spend Analysis), do mercado de fornecimento (inteligência de mercado) e das demandas da empresa (presentes e futuras), são definidas estratégias de fornecimento específicas para cada categoria de produtos ou serviços. Por que implementar o Strategic Sourcing? Veja 10 bons motivos:
SIGNIFICATIVA GERAÇÃO DE SAVINGS
Mediante a redução do Custo Total de Propriedade (Total Cost of Ownership – TCO), e consequente aumento da competitividade e do lucro da empresa. O TCO considera todos os custos relacionados à aquisição e à utilização de um produto ou serviço e pode ser muitas vezes maior que o preço de compra. Caso emblemático é o das impressoras: são baratas, mas o cartucho de tinta é muito caro. Podem ser definidas diferentes estratégias para geração de savings, em função da representatividade da categoria de produtos/serviços para os resultados da empresa e da complexidade do mercado de fornecimento.
MITIGAÇÃO DOS RISCOS DE FORNECIMENTO
São elaboradas estratégias voltadas à mitigação dos riscos de fornecimento, com o objetivo de proporcionar entregas confiáveis, melhoria da qualidade e aumento dos níveis de serviço. De nada adianta o esforço de Compras para garantir o menor preço do mercado se o fornecedor não entrega no prazo combinado ou se a qualidade do produto/serviço é sofrível. Os custos da má qualidade (retrabalho, devolução, inspeção, substituição de produtos entregues aos clientes, recall, etc.) ou relacionados a falhas nas entregas (paradas de produção, compras spot, multas de clientes, etc.) podem causar exorbitantes prejuízos para a empresa e arranhar sua imagem perante os clientes.
TRANSFORMAÇÃO DO PAPEL DE COMPRAS
O Strategic Sourcing redefine o papel do Setor de Compras da empresa, com a ampliação das atribuições e das responsabilidades. Compras se torna uma importante função no âmbito organizacional, sendo o elemento de integração do Supply Chain da empresa. Desenvolve um papel estratégico, focado em análise e planejamento, na antecipação das demandas, na mitigação dos riscos de fornecimento, na gestão das relações e do desempenho dos fornecedores, e no desenvolvimento de novos provedores. Reavalia constantemente os mercados de fornecimento e as demandas internas para definir as melhores estratégias de fornecimento por categoria de compra, de modo a gerar vantagem competitiva para a organização. Mais tempo é gasto com o que agrega valor e menos com trabalhos operacionais.
VALORIZAÇÃO DA FUNÇÃO E DOS PROFISSIONAIS DE COMPRAS
Maior visibilidade, credibilidade e participação na tomada de decisões e na formulação da estratégia empresarial. Compras passa a ser visto como um centro de lucro (“os caras que economizam dinheiro e proporcionam vantagem competitiva”), e não como um centro de custo (“os caras que só sabem gastar”), pois fica evidente a contribuição para a criação de valor. Em empresas que adotaram o Strategic Sourcing, são comuns elogios de stakeholders pelo trabalho desenvolvido por Compras, tais como: “Compras sabe hoje o que está fazendo. Tem um planejamento e os resultados são visíveis”.
A valorização é também do profissional de Compras, pois há uma crescente procura por profissionais com experiência em Strategic Sourcing, em todos os níveis hierárquicos. E isso pode favorecer uma efetiva guinada na carreira.
GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES
O tipo de relacionamento mais adequado é estabelecido com cada fornecedor em função da sua importância estratégica. É priorizado o desenvolvimento de parcerias estratégicas com fornecedores que possuem competências e/ou recursos não disponíveis na empresa compradora, de forma a agregar valor e criar vantagem competitiva (desenvolvimento/inovação de produtos, outsourcing, tecnologias patenteadas, etc.). Com fornecedores de produtos não-críticos, ao contrário, a abordagem é transacional, pois não se justifica investir mais tempo e recursos no relacionamento.
REDUÇÃO DA NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO
Através da extensão dos prazos de pagamento e da adoção das melhores práticas de Supply Chain para favorecer a integração com os fornecedores. Alguns exemplos:
- Estoque em consignação;
- Lojas de fornecedores in company;
- Entregas just-in-time;
- Redução dos níveis de estoque, graças ao encurtamento dos prazos de entrega e da melhoria de desempenho dos fornecedores (qualidade dos produtos e pontualidade nas entregas).
REDUÇÃO DOS CUSTOS TRANSACIONAIS DE COMPRA
Por meio da otimização da base de fornecedores, da diminuição da frequência de compra e da consolidação das compras dos itens não-críticos, do aprimoramento e da automação dos processos (e-procurement, leilões eletrônicos, catálogos de compras). Melhorias do desempenho dos fornecedores também contribuem para a redução dos custos transacionais.
GESTÃO ATIVA DOS GASTOS
A profunda análise dos gastos (Spend Analysis) permite identificar descumprimentos de procedimentos internos, bem como a não utilização das melhores práticas de Compras. Veja alguns exemplos:
- Aquisições de fornecedores não preferencias (compras spot);
- Aquisições realizadas sem um processo formal de compra ou em desacordo com os termos pactuados com os fornecedores;
- Elevado número de fornecedores e/ou elevada frequência de compra para um mesmo produto/serviço;
- Volumes de compra não consolidados e/ou diferenças nos preços de aquisição de um mesmo produto/serviço entre diferentes unidades da organização (estrutura de Compras não centralizada).
A gestão ativa dos gastos ataca os desperdícios de dinheiro causados pelos desvios descritos acima, possibilitando significativa redução ou até eliminação de gastos. Os resultados podem ser alcançados rapidamente, pois dependem basicamente de ações internas, e não de acertos com fornecedores.
OTIMIZAÇÃO DO USO DE ATIVOS E DE RECURSOS FINANCEIROS
Com a análise make or buy (fabricar ou comprar) é possível determinar quais atividades executar na empresa e quais terceirizar. Manter ou iniciar, na empresa, determinada atividade pode demandar considerável dispêndio de recursos financeiros (expansão de fábricas, etc.), que se tornarão indisponíveis para o desenvolvimento de projetos estratégicos. O outsourcing da atividade (opção buy) deve ser, portanto, considerado.
Ao contrário, são candidatos à verticalização (opção make) os produtos que apresentam elevados riscos de desabastecimento (fornecedores não confiáveis e sem substitutos viáveis), e para os quais existe capacidade produtiva disponível na empresa.
INTEGRAÇÃO E ALINHAMENTO
O Strategic Sourcing, baseado em análises, dados e fatos, evita que paixões e subjetividade afetem o processo decisório de Compras, muitas vezes originado por ações isoladas do setor. A adoção do Strategic Sourcing fomenta o indispensável envolvimento das outras áreas e o torna iniciativa da empresa, e não apenas de Compras. A união de esforços entre os vários setores em prol de objetivos comuns gera o alinhamento necessário para transformar o Strategic Sourcing em uma iniciativa de incomparável valor para auferir, nas várias dimensões aqui descritas, ganhos expressivos para o negócio.
TREINAMENTO COMPRAS ESTRATÉGICAS (STRATEGIC SOURCING) IN COMPANY
O treinamento em COMPRAS ESTRATÉGICAS (Strategic Sourcing) in company da Valor Agregado Consultores apresenta fundamentação teórica e aspectos práticos do desenvolvimento e da implementação do Strategic Sourcing. As atividades desenvolvidas durante o treinamento, baseadas em casos reais de aplicação da metodologia, ajudam os participantes a entenderem concretamente a sua utilização, permitindo a imediata implementação do Strategic Sourcing em sua empresa. Este curso pode ser realizado in company com sucesso para equipes a partir de 4 participantes! Agora também online!
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Para aprofundar o tema, leia o post VOCÊ SABE O QUE É STRATEGIC SOURCING?, disponível no blog da Valor Agregado Consultores.